segunda-feira, 23 de julho de 2012

Pindorama tem trem!

      A família do pacotinho está em férias. A maneira mais simples de ter um dia feliz e harmonioso com diversão garantida para todos é encontrar uma estação de trem. E assim foi, a turma toda entrou no carro em Catanduva e seguiu rumo a Pindorama*. Uma tarde ensolarada, gostosa e fresca. Mal o vô Luiz tinha estacionado o carro o pacotinho já gritava! "Os trem todos batidos! Ferros retorcidos " exclamou o menino excitado demais para ouvir qualquer adulto. Queria atravessar a rua para ver de perto o que sobrou do acidente ferroviário que destruiu uma carga de açúcar e 12 vagões a 20 dias atrás. O cheiro do doce e azedo e moscas estavam no ar, mas o menino nem ligou. Foi andando ao largo da ferrovia observando - e sendo observado - com admiração um por um dos destroços. Em absoluto transe contava os vagões murmurava conclusões, encontrou rodas, eixos, carcaças e no final da linha vários caibros de madeira prontos para serem usados como dormentes na recomposição dos trilhos. 

     Depois de reconhecer o terreno foi parar em uma sorveteria ao lado do entroncamento (encontro dos trilhos com as ruas da cidade), lugar onde fica a cancela e ponto de encontro de todos da cidade. Lá na sorveteria o menino ficou sabendo que o acidente foi causado pelos trilhos, que abriram. Tomou um sorvete de limão que segundo ele foi "o melhor do mundo" e esperou pouco até que se ouvisse o apito da locomotiva. 

     Voou até a porta e ficou ali observando em detalhes a operação. A descida da cancela pelo responsável, este estava com um rádio se comunicando com o maquinista. E foi enumerando um a um os vagões, com sorriso nos lábios, coração disparado, não podia piscar e o tempo parecia, ainda assim, suspenso. Final da composição e fica um suspiro no ar. Abre-se a cancela e o fluxo da cidade volta ao normal. 

     Que alegria intensa, e que vazio imenso, o pacotinho pede para voltar a estação e observar os vagões retorcidos na estação abandonada.

Sorveteria Palácio dos Sorvetes, sorvete com sabor antigo
xx 
O trem passando pelo entroncamento na esquina da sorveteria.
A estação de Pindorama abandonada, no trilho destroços do trem.


*O pacotinho acha que Pindorama é a cidade que foi descoberta por Cabral, tão longe do mar... mas isso é outra história.


Nenhum comentário: