domingo, 22 de julho de 2012

A onda do Titanic


Titanic em detalhes em edições da SuperInteressante, National Geographic e  livro comemorativo


     Abril de 2012 foi o centenário do Titanic. Várias publicações foram editadas e só se falou nisso por meses dias. Foi  
em um programa de televisão que o Felipe descobriu que, assim como os trens, os grandes navios eram movidos a vapor. Bastou isso para o pacotinho se apaixonar pelo tema e ir pesquisando com todos. Ganhou algumas revistas que detalhavam a saga do maior navio do mundo e mergulhou em outra dimensão. Descobriu o fundo do mar, os icebergs e a fragilidade da vida. 

     Todo dia e o dia inteiro ele pedia que alguém lesse os detalhes do naufrágio na National Geographic, o cronograma detalhado sobre o acidente era sua parte favorita. Na SuperInteressante ele adorava ver uma ilustração detalhada, grande, do navio perto do iceberg. Levou as reviastas para a escola, aprendeu a desenhar navios gigantescos com detalhes como as escotilhas na linha d´água da terceira classe, a amurada, os mouros (que a mãe não sabia o que era até então), e as lindas e imponentes chaminés.  
    
    Em uma loja de brinquedos e sem querer deu de cara com um livro incrível, todo prateado, uma escotilha na capa e a foto do Titanic. Nesse livro ele descobriu todos os detalhes sobre a sua construção, sobre seus passageiros e sobre o acidente. Nesse livro revelou o mundo maravilhoso dos trans atlânticos e outros navios de sua época, como o Mont Blanc e New York.

    Empolgadíssimo o menino se embrenhou pelo mundo náutico e foi mais longe. Descobriu os jet skis, os barcos a motor, traineiras, jangadas, barcos a vela e as caravelas. Cruzou com informações registradas na música Pindorama do seu grupo favorito, Palavra Cantada, e mixou  naus e descobrimento e grandes navegadores...  Enfim, em 2012 a grandiosidade do Titanic deixou Thomas e sua turma em segundo plano. 

xx

Nenhum comentário: